ARREFECIMENTO
O que é arrefecimento?
Todos os motores dos veículos, são máquinas geradoras de calor (motores de combustão interna), assim foi criado o sistema de arrefecimento para controlar essa quantidade de calor.
Qual é a temperatura de trabalho do motor?
Os veículos mais antigos trabalhavam com temperatura de 80 graus celsius aproximadamente, hoje é bem maior, vai de 100 até 120 graus celsius, dependendo do projeto do motor. Com esse aumento na temperatura de trabalho do motor foi possível conseguir uma potência de 60 cv (cavalos) num motor 1.0 (popular).
Quais são as partes de um sistema de arrefecimento?
Radiador
Líquido de arrefecimento (água + Aditivo)
Bomba de água
Tubos de água
Válvula termostática
Interrutor térmico da ventoinha
Ventoinha
Sensores de temperatura
Reservatório e tampa
Qual é a função de cada produto?
Radiador = diminuir a temperatura do líquido que sai do motor
Líquido = elevar o ponto de ebulição e congelamento da água, lubrificar e proteger contra a corrosão
Bomba de água = circular o líquido para todo o sistema;
Tubos de água = interligar motor com radiador e reservatório;
Válvula termostática = controlar o fluxo de líquido e a temperatura do motor;
Interrutor = ligar e desligar a ventoinha;
Ventoinha = arrefecer o líquido no radiador;
Sensores = indicar a temperatura ao painel e ao computador do veículo.
Então o controle da temperatura é importante?
Sim, sem dúvida!
Um motor trabalhando numa temperatura correta conforme projetado pelas Marcas vai gerar a potência máxima, economizar combustível e emitir menos poluentes. Além de manter a temperatura ideal do óleo lubrificante evitando assim atritos e desgastes prematuros